As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
8º e 10º anos

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
06/05/2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Pátio escolar –Jardim Alexandra Alpha da Escola Secundária José Cardoso Pires (JAAESJCP).

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No âmbito da Atividade 1 – Atrair as aves: comedouros e bebedouros, os alunos do 8º F e 10º A procederam à construção de comedouros e bebedouros para as aves da nossa escola.
Grande parte dos comedouros e bebedouros foram construídos no laboratório da sala 21 e no Clube de Ciências e Tecnologia. Outros foram construídos pelos alunos em suas casas, individualmente ou com ajuda de familiares, e trazidos para a escola.
Numa primeira fase, em sala de aula, consultaram os links disponibilizados pelo Eco-Escolas com as orientações sobre como construir os comedouros, com material reutilizado e orgânico. Como complemento consultaram outros sítios na internet sobre o assunto. Foram utilizados pacotes de leite e bases de garrafas de água, laranjas, metades de cascas de cocos, serrote, berbequim, colher (tirar a massa no interior do coco), fio do norte, fio de nylon, fios de lã coloridos, canas, ramos, tesoura, bisturi, pinça, folhas, pétalas, cola, fita cola e alimento para as aves. No final os comedouros e bebedouros foram colocados próximos, nos ramos de algumas árvores do jardim, de modo a estarem mais integrados na vegetação e com mais sombra.
A construção dos comedouros e bebedouros com cascas de coco seco foi feita pelos alunos do 10º A, com o objetivo de perdurarem nos ramos das árvores por mais tempo. Estes foram igualmente colocados no jardim.
Dado que os alunos frequentarão a escola até ao 12º ano, poderão continuar a acompanhar a observação das aves, a conservação dos comedouros e bebedouros, dando continuidade ao projeto.
A atividade promoveu a interdisciplinaridade através das disciplinas de Ciências Naturais/Biologia e Geologia, Filosofia e Cidadania (Projetos).
É esperado que os alunos desenvolvem uma consciência ambiental, quer ao nível do conhecimento, responsabilização e envolvimento de outros elementos da comunidade escolar, bem como ao nível da iniciativa individual e trabalho em equipa.