As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
1.º, 2.º, 3,º e 4,º anos

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
7 de maio de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
As casas para os pássaros e respetivos comedouros foram distribuídos pelas várias árvores existentes no nosso recreio e jardins. Optamos por não colocar proceder à colocação de bebedouros, uma vez que existem dois lagos no nosso recreio onde as aves podem ir beber.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Inicialmente, planificamos a atividade de modo que, utilizando paletes velhas, pudéssemos construir as casas de pássaro. No entanto, a falta de tempo, o novo confinamento e a análise aos custos, fez com que optássemos pela aquisição de 18 casas de pássaro. Estas casas foram posteriormente decoradas pelos alunos e gravadas com caneta de escrever em madeira, pelos respetivos professores. Relativamente aos comedouros, após várias ideias, optamos por reutilizar algumas pinhas que tínhamos no colégio. Assim, e depois de explicar a ideia e modo de a realizar, os alunos do segundo ano de escolaridade ficaram encarregues da sua execução. Para isso prenderam um fio a uma das extremidades das mesmas e barraram-nas com geleia, para que estas pudessem ser “panadas” com sementes. Depois das pinhas secarem foram presas às casas de pássaro. Desta forma, cada casa tinha o seu comedouro. Para além disso, foram colocadas sementes dentro das casas e em locais estratégicos, para que atraíssem os pássaros. Devido ao facto de possuirmos dois lagos, no nosso recreio, e de estes já servirem de bebedouro aos pássaros, optamos por não fazer bebedouros. Todas as casas e respetivos comedouros foram pendurados, pelos alunos e seus professores, no dia Eco-Escolas, que foi comemorado no dia 7 de maio.