As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
1º e 2º

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Uns no dia 22 de março e outros no dia 4 de junho.

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Nas árvores do recinto escolar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Este desafio foi lançado aos alunos no final do mês de fevereiro, durante o E@D, pelas professoras titulares de turma do 1º ano e do 2º ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas. Foi realizado durante o mês de março, em casa , com ajuda dos pais. No lançamento do desafio foi dito que logo que o ensino presencial recomeçasse os alunos trariam os seus projetos para a escola e que seriam colocados nas árvores do espaço exterior da escola assim que o tempo o permitisse.
Foi enviado por mail, a todos os pais o documento de orientação para realizarem os projetos sendo que deveriam utilizar materiais reciclados ou reutilizáveis (imagem 1). Os alunos construíram comedouros e bebedouros para aves, em casa, com a supervisão dos pais (imagens 2,3 e 4).
No regresso ao ensino presencial trouxeram os projetos. Alguns foram colocados dia 22 de março, para assinalar o dia Internacional das Florestas (imagem 6), os restantes dia 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Ambiente (imagem 7). Todos foram colocados nas árvores do recinto escolar.