As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica do Bairro da Câmara (Évora)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
3º Ano

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Nas árvores do recinto escolar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Durante o confinamento, nas aulas de Oferta Complementar, em E@D, no âmbito do Programa Eco-Escolas, a professora titular de turma, a docente Lurdes Mousinho, propôs aos alunos a participação no desafio, através da leitura e exploração oral de um documento informativo previamente enviado a todos, construído para esse fim a partir das informações constantes na página ecoescolas.abae.pt. (imagem 1).
Os alunos que aceitaram o desafio, foram construindo os comedouros e/ou bebedouros em casa e colocando no Teams os registos fotográficos no separador das tarefas (imagens 2, 3, 4, 5 e 6), acompanhados de um texto com a descrição dos materiais utilizados e o processo de construção (imagem 7).
A professora foi dando feedback aos alunos sobre os trabalhos realizados.
Quando regressámos ao ensino presencial, os alunos trouxeram os comedouros e bebedouros, abasteceram-nos de água e comida e foram pendurá-los nas árvores existentes no pátio da escola, no dia 7 de maio, para assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias (imagem 8).