As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB Igreja Sande S. Martinho (Guimarães)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
Pré e 2º ano de escolaridade

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Os comedouros e bebedouros foram colocados nas árvores em frente da escola. A turma em causa, ocupa uma das salas ao nível da copa dessas árvores. Aquando das aulas, foi difícil fotografar as árvores, pois assustavam-se sempre que alguém assomava à janela. A única oportunidade surgiu à hora do almoço, tendo as fotos sido tiradas de dentro de uma sala, ao nível do chão.
Avistaram-se rolas, melros, pardais e chapins.
O alimento foi trazido por um aluno. Este foi distribuído pelos comedouros e exigiu grande monitorização pois, com a chuva, ficavam encharcados, obrigando à sua substituição. A fase mais prazerosa para os alunos foi a colocação dos recipientes nas árvores. A observação foi muito inglória uma vez que os alunos não demonstravam a paciência necessária para o efeito.