As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Crianças de todos os grupos do pré-escolar - G1, G2, G3 e G4.

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Início a 18 de janeiro de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Nas árvores do recreio da escola, nos locais frequentados pelas crianças do pré-escolar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
A maioria dos comedouros/bebedouros foram construídos com a ajuda das famílias, uma vez que as nossas crianças são ainda pouco hábeis nestas tarefas e nos encontrávamos em E@D (ensino à distância.
Foram enviadas para casa, por email, por whatsapp e partilhadas no grupo de Pais/EE do Facebook, várias sugestões de construção de comedouros, com recurso a materiais de desperdício ou naturais e outras técnicas simples para permitir a realização da tarefa em conjunto com as crianças.
Os primeiros comedouros, elaborados na escola e/ou em casa, foram pintados de cores vivas, mas verificou-se que estas cores assustavam os pássaros e passou-se a recomendar o recurso a materiais com uma cor mais "natural".
As crianças também quiseram fazer caixas/ninho pois o objetivo era, também, ajudar as aves a passar o inverno, quando a maioria das árvores do nosso recreio estavam despidas de folhas.