As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Secundária Viriato (Viseu)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Alunos do CAAp - Ensino Especial e alunos da turma A do 10º ano.

N.º de Participantes:
13+ 21

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Semana entre 10 e 17 de maio.

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Colocação nas principais árvores do recinto escolar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No âmbito da articulação do projeto desenvolvido no CAAp "As árvores da Viriato e os seus protetores!" com o programa Eco-escolas ES Viriato, foram dinamizados pequenos workshops de produção de artefactos em madeira, concretamente de ninhos com comedouros/ bebedouros para as aves e ações de sensibilização para a observação e conservação dos seres vivos que nos rodeiam, estreitando o contacto com a natureza. Foi neste contexto que se procurou ir ao encontro do concurso "As Aves que nos Rodeiam", tendo todas as tarefas decorridos a um ritmo muito próprio e adequado às limitações dos alunos envolvidos.
Também na sequência da articulação do projeto educativo "A Cava...na Viriato" com os conteúdos programáticos da disciplina de Biologia do 10º ano de escolaridade (Biodiversidade), os alunos foram desafiados a realizar uma atividade prática - construção de ninhos. Procuraram, assim, tornar as árvores do recinto escolar locais aprazíveis para as aves silvestres e, por isso, levaram a cabo uma construção criativa de ninhos/comedouros e bebedouros que foram colocados nas árvores da escola. Posteriormente, procederam à identificação das aves da Viriato e à sua divulgação através de pósteres científicos.