As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Secundária Viriato (Viseu)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
8º e CAAp

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Não foi praticamente possível fazer a observação, com registo fotográfico, das aves nos comedouros, apenas muito pontualmente e à distância, por brevíssimos momentos. Contudo, nos espaços ajardinados da escola, avistaram-se exemplares de oito espécies, particularmente: pardal-comum, o verdilhão, o melro-preto, o chapim-azul, a carriça, a alvéola-branca e a pega-rabuda.
O facto do confinamento ter decorrido no início do 2º período (e se ter prolongado até praticamente ao final do mesmo) comprometeu seriamente os timings previstos para o desenvolvimento das etapas do projeto, retardando a construção dos ninhos, comedouros e bebedouros. Deste modo, o tempo remanescente para a efetiva e estruturada monitorização de aves foi muito reduzido.
Salienta-se ainda que, na tentativa de bem acolher as aves silvestres, tentando fotografá-las, os olhares curiosos dos nossos alunos encontraram outros exemplares da vida animal a viver em harmonia nos jardins da escola. Destaca-se uma família de ouriços-cacheiros que, pelo interesse despertado na comunidade, foi partilhado com carinho no Facebook da escola.