As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Jardim de infância da Castanheira (Águeda)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
P´ré escolar

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
12 de abril e troca de local no dia 23 de abril

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
O primeiro local onde foram colocados é um espaço publico e que fica mesmo em frente à sala do JI, o segundo local é num espaço também ´publico e lateral ao JI que faz parte do 1º espaço escolhido.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
O projeto teve início com a entrada da primavera. Ainda em E@D foi solicitado aos pais que com as crianças observassem as aves que existiam na zona da habitação e que as fotografassem.
No regresso ao JI as crianças partilharam as fotos e disseram ser difícil fotografar e observar porque elas voavam logo. Foi então proposto construir-se comedouros e bebedouros e colocar junto dos ninhos construídos no ano passado com latas e que poderiam permitir a observação mais próxima das aves quando viessem comer aos comedouros.
Foram selecionados os materiais: garrafas de água grande de plástico, embalagens de leite grande, frascos de plástico transparente e ainda casca de laranja. Para dar um toque mais bonito e parecido com a natureza houve comedouros que foram forrados com material recolhido em caminhada até ao pinhal como casca de eucalipto, folhas e ainda pintados com pequenas flores.
As crianças escolheram os materiais em equipas de dois e em equipa planificaram como iriam construir com algum apoio no recorte de alguns materiais.
Construídos os comedouros e bebedouros foram colocados numa arvore em frente à sala do JI. Veio temporal e verificou-se que alguns comedouros não seriam muito sustentáveis como a casa da laranja, porque o que se lá colocaria ficaria molhado com a chuva. Após algumas tentativas de observação decidiu-se alterar o local dos comedouros porque a árvore tinha sido muito podada e os comedouros ficavam desprotegidos e se calhar por isso as aves não os procuram. Fizemos a troca, mas continuamos a ter dificuldade em observar as aves porque não se aproximam dos comedouros.