As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB1 S. Miguel-o-Anjo (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
18/03/2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros foram distribuídos pelo recinto escolar e pendurados nas árvores.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
A tarefa de elaborar e monitorizar os comedouros foi atribuída à turma do 3º ano, tendo em conta a proximidade do tema aos conteúdos programáticos e priorizando uma perspetiva de projeto.
O trabalhos foram iniciados com a sensibilização dos alunos para a importância da preservação do ambiente, e de todas as espécies animais e vegetais e, em particular, das aves e do seu habitat – a floresta. Igualmente, foi dada ênfase à presença de espécies de aves na zona urbana, suscitando a curiosidade sobre que espécies “visitam” a nossa escola. Ficou decidido que se construiriam comedouros para atrair as aves e, assim, poderem ser observadas.
Para a construção dos comedouros, os alunos foram sensibilizados para a utilização de materiais reutilizados e a elaboração foi realizada em casa, envolvendo-se os pais no processo.