As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar (3 aos 6)

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros foram colocados no espaço exterior do Jardim de infância em árvores e no muro/parede limite com uma habitação vizinha.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
1º Momento
No Jardim de infância foi apresentado às crianças um Powerpoint elaborado pela educadora com alguns pássaros possíveis de observar na localidade e algumas informações básicas sobre os mesmos. Após a visualização das imagens e a transmissão das referidas informações foi lançada a proposta de observar as aves que nos rodeiam.
2º Momento
Foram observados no espaço exterior alguns pássaros e foram tiradas fotos e gravados áudio para posteriormente confirmar identificação.
3º Momento
Já em tempo de confinamento em casa, foi apresentado o projeto aos pais e lançada a proposta de construírem com as crianças comedouros para alimentarem os pássaros e melhor os poderem observar.
4º momento
De regresso ao Jardim de Infância, as crianças trouxeram alguns dos comedouros que colocámos com sementes nas árvores, arbustos e no muro/parede.
5º Momento
Foram construído/decorado um bebedouro e pendurado com água numa árvore.
6º Momento
Foram realizadas várias observações dos pássaros visitantes, por pequenos grupos de crianças, que registámos em ficha sugerida.
7º Momento
Foram desenhados pássaros com colagem de penas encontradas no chão do jardim. Foram impressas as fotos tiradas ao longo do projeto e registados os comentários das crianças que ficaram como legendas e foi montada uma exposição na rua, fixada no exterior do gradeamento do Jardim de Infância para que todos pudessem ver.