As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
24 de junho 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Árvores do recinto escolar que ficam de frente para portas amplas, aonde se pode observar, perfeitamente, as aves sem as perturbar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No jardim da nossa escola temos várias rolas e melros que esvoaçam nas árvores e aí fazem os seus ninhos. De que forma poderíamos vê-los mais de perto, bem como atrair mais, foi assim que surgiu a ideia da construção do comedouro.
Como será que as aves se sentiriam mais felizes e atraídas para comer? Foi outra questão que nos levou a refletir sobre o habitat natural das aves e a definir os materiais a utilizar para a construção do comedouro (reutilização de caixa de cartão e caixas de leite, 1 grande e 2 pequenas, paus e outros elementos da natureza como rancos de cedro e caninhas) que apanhámos em conjunto no recreio. Os mais crescidos ajudaram a professora a construir a casinha para o comedouro e depois, todos colaboraram a colar os diferentes elementos da natureza recolhidos. Por último amarrámos à árvore e pusemos o milho e as sementes. O comedouro ficou bem protegido do tempo ao mesmo tempo que muito visível por todos nós.
A nova etapa a realizar, será a observação, o acompanhamento e o registo das aves que vão ao comedouro e partir à descoberta das mesmas.