As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
3º ano

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Numa primeira fase, os alunos foram divididos em pequenos grupos, para observação das aves que visitavam os comedouros/ escola, observando-as a uma distância considerável, para não as afugentar. Os períodos de observação tiveram diferentes fases do dia e a duração de 30 a 45 minutos.
As aves avistadas e respetivos dados, foram registados em diário de bordo e posteriormente transcritos nas fichas de monitorização do comedouro/bebedouro.
Depois de identificadas as aves, procedeu-se a uma pesquisa sobre as mesmas em site próprio (http://avesdeportugal.info/index.html), tendo-se preenchido a ficha das espécies(PPT) observadas com a informação recolhida.
Seguidamente, o PowerPoint com a informação sobre as espécies observadas na escola, foi divulgado aos restantes colegas e professores da escola.
Por fim, os alunos do 4º ano desenharam essas mesmas espécies de aves avistadas nos comedouros/bebedouros. Estas ilustrações foram afixadas no placar destinado ao projeto Eco-Escolas.