As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 3 - Divulgar as aves

Ano de Escolaridade:
3º e 4º ano

N.º de Participantes:

Público-Alvo:
Colegas e professores da escola

Registo Fotográfico:

Breve descrição do que consiste o trabalho e como foi realizado:
Este trabalho teve o intuito de proporcionar aos alunos e professores uma maior ligação à natureza promovendo a sua cidadania ativa e pensamento crítico, dando a conhecer as aves que habitam o nosso meio e desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo.
Inicialmente procedeu-se à planificação e construção dos comedouros/ bebedouros, em casa com o auxílio dos encarregados de educação, durante o ensino à distância.
De regresso ao ensino presencial, os comedouros/bebedouros foram afixados na nossa escola e com o intuito de alargar os nossos conhecimentos para identificar as aves que poderiam visitar a nossa escola, procedeu-se a uma sessão de aprendizagem sobre as aves que rodeiam nos rodeiam.
Seguiu-se a manutenção e monitorização dos comedouros, sempre com grande paciência e expectativa.
Depois de avistadas as aves, procedeu-se a um trabalho de pesquisa e realização do trabalho apresentado em PowerPoint.
Por fim, foi feita a ilustração das aves que visitaram a nossa escola, atraídas pelos nossos comedouros/ bebedouros.

Como foi feita a divulgação do trabalho final?
As espécies de aves avistadas nos comedouros/bebedouros e nas imediações da escola, foram registadas num PowerPoint próprio que os alunos do 3º ano divulgaram pelas diversas salas de aula.
Seguidamente os alunos do 4º ano, desenharam essas mesmas aves para expor no placar destinado à divulgação do projeto Eco-Escolas.
Esse mesmo PowerPoint será divulgado através do blogue da escola, a toda a comunidade educativa.

Registo Fotográfico: