As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
6.º (turmas A e C) e 8.º ano (A), Clube do Ambiente (6.ºE)

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Início de abril, colocação em casa de cada um dos alunos que os construíram, e mais tarde, em maio e junho, colocação no jardim escola.

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Ainda em confinamento, na casa dos alunos, foram colocados os comedouros e bebedouros no jardim horta ou varanda. No regresso à escola, no regime presencial, foram colocados no jardim da escola onde se puderam observar, pontualmente, algumas das espécies que os alunos já conheciam e que foram vistas a usufruir das construções.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
A planificação foi realizada com base no apresentação do projeto proposto na plataforma do Eco- Escolas.
No início foram consultados websites sugeridos no projeto e vídeos do YouTube, tendo as docentes alertado para a utilização de materiais naturais e reutilização de outros.
Uma das turmas envolvidas num outro projeto da Liga Portuguesa da Proteção da Natureza (LPN) também teve acesso a outras orientações para a construção de bebedouros e comedouros para aves.
O desenvolvimento e construção dos comedouros e bebedouros foi, em parte, realizada em casa com apoio familiar, sob supervisão das docentes, e mais tarde, no regime presencial, alguns foram melhorados e/ou concluídos com o apoio das mesmas.
Alguns dos comedouros e bebedouros estiveram expostos de forma mais visível na Semana Eco-Cávado.
Os alunos apenas tiraram fotografias das construções já concluídas, pelo que não foram anexadas na fase de construção.