As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5.º ano

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
24 de maio | 14 de junho

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No recinto escolar e numa aldeia próxima (Cortém) onde os alunos irão realizar uma saída de campo no dia 14 de junho

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Foi feita a proposta aos alunos e divulgado o concurso.
Os alunos fizeram a observação e fotografaram as aves que rodeiam a escola.
Os alunos fizeram uma investigação e projetaram os seus comedouros/bebedouros em folha A4.
(Ver aqui: https://drive.google.com/file/d/1Ky9c3h0_DANqpSMsv9oHmJaUQgVvSyup/view)
De seguida procuraram os materiais, embalagem com intenção de lhe dar outra vida, outra função.
Passaram para a construção onde exploraram várias técnicas, tais como: desenho, corte, pintura e colagem. Os materiais e ferramentas utilizados foram: rolos do papel higiénico da escola, garrafas de plástico, latas de conserva, cartão das caixas dos cereais, papel de lustro, cartolina, tintas, cola, pincéis, tesoura, serapilheira, sisal, arame, plástico, caixas de cartão, folhas de desenho, lápis de cor, jornal.
Construídos os comedouros e bebedouros foram colocados nas árvores do recinto escolar.
A atividade foi desenvolvida no Domínio da Autonomia Curricular da Turma, onde várias disciplinas participaram. O trabalho prático foi desenvolvido nas disciplinas de EV e ET com a professora Carla Martins.