As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5º e 6º anos

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
20 de janeiro de 2021 (na escola) e posteriormente (em jardim de casa de alunos)

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros e bebedouros foram colocados em árvores e arbustos no espaço da escola. Além disso, como entramos em confinamento outros comedouros e bebedouros foram colocados nos jardins, pátios e varandas de alguns alunos da Brigada das Aves e da coordenadora do Programa Eco-Escolas.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Na escola foi criada uma Brigada das Aves (turma do 6ºE), alguns destes alunos pertencem também ao Clube do Ambiente. Foi anunciado o desafio "As Aves que nos rodeiam", e de imediato os alunos deram início ao trabalho. Em colaboração com a família alguns destes alunos construíram ninhos a partir de restos de madeiras, começaram a observar as aves da região, em casa e na escola e também a recolher os materiais para a construção dos comedouros e bebedouros. No Clube do Ambiente, alguns alunos ficaram responsáveis por trazer os pacotes de leite e sumos, outros garrafas de água de plástico de 1,5litro. Numa sessão do Clube foi planificada a sessão da construção e colocação dos bebedouros e comedouros. Aproveitamos os moldes referidos nos documentos orientadores do regulamento do desafio. Dois alunos levaram comida para pássaros e areia. Nos comedouros foi colocada areia no fundo do pacote e por cima a comida. Foram construídos 6 comedouros e 6 bebedouros no dia 20 de janeiro. Nesse dia foram colocados alguns deles, não foram todos devido à chuva que ocorreu nesse dia. Os alunos posteriormente foram para casa de férias involuntárias devido à Covid-19. Alguns alunos continuaram este trabalho em casa e enviaram fotografias, construindo um deles um comedouro orgânico, tal como se observa na foto 7. O Município de Santarém construiu ninhos que ofereceu à escola. Foram colocados dez ninhos no dia 22 de janeiro em árvores no recinto escolar.