As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Atividade 3 - Divulgar as aves

Ano de Escolaridade:
5º e 6º anos

N.º de Participantes:

Público-Alvo:
Alunos e restante comunidade educativa (professores, auxiliares, direção, município e encarregados de educação)

Registo Fotográfico:

Breve descrição do que consiste o trabalho e como foi realizado:
Os alunos e professores foram observando as aves que habitam e/ou frequentam a escola, no bairro da residência, nos jardins da cidade, nos campos, pequenos lagos e no rio Tejo, todas em redor da cidade de Santarém. Foram tirando algumas fotografias e conhecendo os hábitos e comportamentos de algumas aves. Acompanharam alguns tipos de alimentação, acasalamento e reprodução. A informação à medida que ia sendo obtida, quer através de registos fotográficos, pesquisas bibliográficas e outras formas, iam sendo enviadas para a coordenadora e divulgadas na escola entre alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação. A exposição foi montada em dois locais da escola: uma grande parte da exposição foi feita na Sala de Alunos, de fácil e rápido acesso a todos, outra parte foi feita no átrio da Biblioteca Escolar com fotografias de maiores dimensões. As fotografias retrataram bem o tipo de aves existentes na região, desde pequenas aves, aves aquáticas, aves de rapina, aves piscívoras a aves de canto.

Como foi feita a divulgação do trabalho final?
A divulgação do trabalho final foi feita através de uma exposição que contou com 62 fotografias de aves encontradas na região ribatejana de Santarém. Esta exposição foi realizada no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra e Dia Eco-Escolas na Escola Básica Alexandre Herculano, em Santarém. Também foi bastante divulgada esta atividade pelos alunos da Brigada das Aves e do Clube do Ambiente da escola. O Conselho Eco-Escolas igualmente se encarregou de fazer a divulgação fora da escola. Por fim, foi também divulgada no Global Action Days com o registo fotográfico da comemoração do Dia Eco-Escolas. A exposição teve a duração de 8 dias, nos quais pode ser visitada por muitos encarregados de educação e algumas das aulas de Ciências Naturais e de Cidadania foram dadas nos locais da exposição.

Registo Fotográfico: