Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Trilho dos Adães
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
6.890 km
Duração aproximada:
2 horas
N.º de postos/estações/paragens:
16
Tema do Trilho:
Montados e linhas de água no alentejo, oportunidades para a biodiversidade
Temas das Estações:
Museu
Centro de interpretação da natureza, mel e biodiversidade
Foto de Centro de interpretação da natureza, mel e biodiversidadeFoto de Centro de interpretação da natureza, mel e biodiversidade
Em pleno montado, encravado entre as planícies do sul e as encostas ingrimes da Serra de São Mamede e da Sierra San Pedro, surge o Centro de Interpretação da Natureza, Mel e Biodiversidade. Este é um espaço de reflexão que pretende contextualizar a importância das abelhas enquanto polinizadoras do planeta, na sua relação com as plantas melíferas e aromáticas. Esta área transporta-nos para uma viagem no tempo e pela biodiversidade, sempre acompanhados pelas abelhas enquanto elo unificador do frágil equilíbrio da natureza. Caminhar na natureza, descobrir o ciclo de produção do mel, conhecer uma horta biológica, uma estufa e ainda a quinta pedagógica com espécies autóctones portuguesas, são exemplos de tudo aquilo que lhe podemos proporcionar. Se pretende conhecer os nossos ecossistemas naturais, o montado e, em especial, a apicultura, esperamos por si para um mundo de sensações, aromas e descobertas em plena natureza.
Montado com uso pecuário
Foto de Montado com uso pecuárioFoto de Montado com uso pecuárioFoto de Montado com uso pecuárioFoto de Montado com uso pecuárioFoto de Montado com uso pecuário
Uso do montado para a criação de gado bovino de raça alentejana
Barragem dos Adães- Observação de aves
Foto de Barragem dos Adães- Observação de avesFoto de Barragem dos Adães- Observação de avesFoto de Barragem dos Adães- Observação de avesFoto de Barragem dos Adães- Observação de aves
As barragens no interior do Alentejo são fundamentais para a sobrevivência da biodiversidade. Espécies como o pernilongo ou mamíferos como a Lontra dependem deste precioso recurso.
Montado de azinho
Foto de Montado de azinhoFoto de Montado de azinhoFoto de Montado de azinho
A bolota de azinho é doce e apreciada pelo proco preto. A sua lenha aquece as casas alentejanas no inverno sendo uma das oportunidades que fazem a sobrevivência de manchas de montado. A sua sobrevivência depende da rotação de ações agrícolas como a pecuária, a cultura do cereal e a recolha de lenha.
Linha de água temporária- Ribeiro dos Adães
Foto de Linha de água temporária- Ribeiro dos AdãesFoto de Linha de água temporária- Ribeiro dos AdãesFoto de Linha de água temporária- Ribeiro dos Adães
Estas linhas de água que muitas vezes só correm no inverno são fundamentais para os anfíbios e corredores de biodiversidade no verão.
Cultivo em rotação de cereal e pastagens biodiversas
Foto de Cultivo em rotação de cereal e pastagens biodiversasFoto de Cultivo em rotação de cereal e pastagens biodiversasFoto de Cultivo em rotação de cereal e pastagens biodiversas
Nestas zonas podemos observar com um pouco de sorte e paciência a passagem dos grous comuns no inverno ou a majestosa Abetarda dado que esta zona é ocupada com cultivo de cereal ou pastagem o que permite a esta espécie a nidificação.
Ribeira do Abrilongo
Foto de Ribeira do AbrilongoFoto de Ribeira do AbrilongoFoto de Ribeira do AbrilongoFoto de Ribeira do Abrilongo
Esta ribeira é um afluente do Rio Xêvora que por sua vez é um afluente do Rio Guadiana. Com as suas nascentes da Serra de S. Mamede são fundamentais para a biodiversidade da zona este do Concelho de Campo Maior.
Galeria Ripícola para observação de Lontras e vestígios
Foto de Galeria Ripícola para observação de Lontras e vestígiosFoto de Galeria Ripícola para observação de Lontras e vestígiosFoto de Galeria Ripícola para observação de Lontras e vestígiosFoto de Galeria Ripícola para observação de Lontras e vestígios
As galerias das ribeiras são tão fechadas que são o habitat ideal para a criação da Lontra. Ao longo dos anos os alunos do CEAN estão a monitorizar zonas do rio como é este ponto do percurso e a estudar a relação entre a comunidade de lontras e a existência de Lagostim do Louisiana.
Montado de uso pecuário disperso
Foto de Montado de uso pecuário dispersoFoto de Montado de uso pecuário dispersoFoto de Montado de uso pecuário dispersoFoto de Montado de uso pecuário dispersoFoto de Montado de uso pecuário dispersoFoto de Montado de uso pecuário disperso
A dispersão de azinheiras dos montados ajuda-nos a perceber o tipo de utilização de cada zona das herdades ao longo dos anos.
Alojamentos em estruturas recicladas como carruagens de comboios e barcos
Foto de Alojamentos em estruturas recicladas como carruagens de comboios e barcosFoto de Alojamentos em estruturas recicladas como carruagens de comboios e barcos
Estes alojamentos alternativos e reciclados mostram como podemos reutilizar estruturas e dar-lhe uma nova vida. Um excelente exemplo de reutilização e aproveitamento.
Piscina biológica com zona de observação submersa
Foto de Piscina biológica com zona de observação submersa
Fichas de Estações:
Autores:
Este trabalho foi realizado por alunos do CEAN em diversas visitas à Herdade dos Adães com quem temos um parceria na área da educação ambiental. Todas as crianças do CEAN percorreram o trilho e participaram ativamente na construção de herbários, aplicação de casas ninho, ações no Centro de interpretação e recolha e tratamento de informação. Já no decorrer da pandemia e dado que não poderíamos juntar os alunos em clube, o grupo do 4º ano do CEAN terminou a construção do folheto, painel e a recolha de fotogra
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Foi disponibilizada a herdade para a criação deste percurso, uma vez que a mesma não tinha ainda desenhado nenhum outro. Passa pela herdade o PR entre Cal e mel homologado pela FCMP e da responsabilidade do Município de Campo Maior no entanto ambas ofertas são complementares uma vez que este ultimo é linear entre a aldeia de ouguela e Degelados. Os nossos alunos falaram com fotografos de natureza, com o vaqueiro da Herdade e com os seus responsáveis e foram anotando tudo o que foram aprendendo. Contaram com a ajuda do professor coordenador e ainda com a biologo Ana Margarida Gama responsável pelas visitas ao CINMB. O Eng. Francisco Pessoa responsável agrícola da Herdade foi também um elemento fundamental para o sucesso desta iniciativa. Procuramos agora maior liberdade de movimentos para podermos renovar as visitas e implementar em definitivo a sinalização e levar a comunidade.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: