Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
EcoTrilho do Baloiço do Penedo (EPAFBL)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
9,25 km

Duração aproximada:
116 minutos (1h56m)

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Natureza e culturas locais

Temas das Estações:
Estação 1 - Bomba de Água e Igreja (Caixaria)
Estação 2 - Relógio de Sol (Caixaria)
Estação 3 - Rio Sizandro e Ponte Romana
Estação 4 - Linha Ferroviária do Oeste
Estação 5 - Baloiço e Moinho do Penedo

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do 1º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural

2 - Memória Descritiva

Este projeto tinha sido desenvolvido no ano letivo passado, tendo tido bastante sucesso junto dos alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural. Enquadrando-se perfeitamente nos objetivos deste curso propôs-se à turma do 1º ano desenvolver este projeto neste ano letivo escolhendo outro local a visitar.
Estando a nossa escola numa zona rural, vários projetos e destinos nos vieram à ideia, sendo que uma aluna contou algumas história e apresentou-nos o “baloiço do Penedo” construído à pouco tempo mas que logo despertou a atenção de toda a turma. Sendo este o tema principal o percurso foi construído com destino ao “baloiço” e passando por vários pontos de interesse locaisa nível de história e cultura, bem como a típica paisagem local e recurso naturais como o Rio Sizandro. Este percurso foi densevolvido nas aulas de Turismo e Técnicas de Acolhimento, sendo os alunos responsáveis pela realização e animação do mesmo.
Neste ano participou no percurso a turma do 1º ano do Curso Técnico de Produção Agrária, que serviram de “cobaias” como primeiros caminhantes do mesmo.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: