Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Politécnico de Coimbra (Oliveira do Hospital)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ESTGOH

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
11,52Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:
6 - Estações; 34 - Pontos de Interesse; 9 - "Saber Mais"

Tema do Trilho:
O trilho leva-nos a uma viagem arrebatadora às memórias romanas e judaicas, percorrendo Bobadela e Travanca de Lagos deixando-nos guiar pela paisagem e natureza do planalto beirão.
Vídeo promocional: https://www.youtube.com/watch?v=QLKxE1iY1BA

Temas das Estações:
Estação 2 - Nas ruínas romanas, pode sentir-se desafiado a entrar no anfiteatro da outrora cidade romana de Bobadela, a splendidissima civitas, e, munido de um arco e flechas, poderá pôr à prova a sua pontaria ao tentar acertar no alvo que se encontrará à sua disposição no interior da arena desse palco de lutas, desse lugar de espetáculos e divertimento das gentes de então.
Estação 6 - A Ancose tem o seu espólio sobre a produção agro-pecuária de Ovelha Bordaleira Serra da Estrela, com forte impacto na região, onde se produz o famoso Queijo da Serra da Estrela à disposição dos visitantes.
Estação 22 - No centro histórico de Travanca de Lagos, poderão desfrutar de Geocaching, uma atividade ao ar livre com o propósito de dar a conhecer locais únicos, resolvendo um (ou mais) puzzle(s) e desvendando a localização da cache – uma espécie de tesouro no fim do desafio. Mas o verdadeiro valor está em decifrar o enigma, podendo ter que para isso conhecer a história do local, a geografia, a biodiversidade e/ou passear pela zona para conseguir identificar a localização da cache. É um dos objetivos do Geocaching a preservação e manutenção da natureza, sendo pedido aos participantes que valorizem a região, deixem-na mais limpa do que a encontraram (“Cache in, trash out”) e removam qualquer lixo por onde passem (“Leave no trace, take nothing but photos, leave nothing but footsteps”). Para tal, pesquise pela seguinte cache GC9BQJ2.
Estação 39 - A passagem pela linha de água - 'poldra' - passagem a vau, é um ponto de contacto com a natureza que pode inspirar quem passa a registar a paisagem em aguarela, com a colaboração da artista Helena Vidas Boas do Urban Sketchers do concelho.
Estação 44 - Na estação “Miradouro e Capela de Nossa Senhora da Luz” poderão levar para casa uma pequena lembrança. Para tal, consulte a referência do Geocaching e pesquise pela seguinte cache GC9BQK6.
Estação 46 – Museu do Azeite A BLC3 desenvolve atividades no Museu do Azeite com escolas.

Fichas de Estações:

Autores:
Professora Coordenadora do projeto:
○ Ana Margarida Januário Cruz.
Alunos do 1.º ano da Licenciatura em Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território (LDROT):
○ Eduardo João Martins Mendes;
○ Evandro Gomes Vaz da Conceição Costa;
○ Zidro Amadeus Tavares Borges.
Alunos do 2.º ano da LDROT:
○ Francisco Duarte Cantante Domingues;
○ José Pedro Simões Serra;
○ Pedro André Henriques dos Santos.
Aluno do 2.º ano da Licenciatura em Gestão da Bioindústria (LGB):
○ Jorge dos Santos

2 - Memória Descritiva

A participação do projeto Eco-trilhos foi escolhida pelos membros Eco-Escolas, na 1.ª reunião do conselho, realizada a 19-11-2020, para ser desenvolvido no corrente ano letivo. As atividades no exterior motivaram a escolha do projeto. O presente ano letivo decorreu na sua maioria online, só em abril de 2021 as atividades letivas começaram a ser presenciais. O Eco-Trilho pretende ser multidisciplinar, envolvendo várias unidades curriculares: Ecologia Industrial (2.º ano da LGB), Ecossistemas (2.º ano LGB), Geografia II (1.º ano LDROT), Sistemas de Informação Geográfica II (2.º ano LDROT). Além deste projeto se enquadrar na transferência de conhecimento e inovação, a participação dos alunos fica registada no suplemento ao diploma.
NOTA: Carregámos a Memória descritiva e Justificativa do Eco-Trilho ESTGOH nas fichas das estações, assim como o anexo 1 com um texto histórico.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: