Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EscolaBasica-Dairas

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,46Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Parte à descoberta da natureza no centro de Vale de Cambra

Temas das Estações:
Estação 1- Parque das Carvalhas;
Estação 2- Piscinas Municipais;
Estação 3- Ciclovias da Praia fluvial de Burgães e do Parque da cidade de Vale de Cambra;
Estação 4 -Parque da Cidade, Prado/Zona Ribeirinha;
Estação 5 - Centro de Educação Ambiental (CEA);
Estação 6 - Santuário de Santo António

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos das 3 turmas do 9ºano da Escola Básica de Dairas apoiados pela quase globalidade dos professores dos seus conselhos de turma.

2 - Memória Descritiva

Ansiosos por aplicar, de uma forma acompanhada/orientada, as aprendizagens adquiridas ao longo da sua escolaridade básica num contexto fora da sala de aula e fora do espaço escolar, os alunos do 9ºano da escola de Dairas abraçaram o desafio Eco-Trilho como algo a não perder. Assim, incluído num contexto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e com os alunos motivados desde o início da proposta, a escolha do Trilho recaiu sobre o Parque da cidade uma vez que é um ex-líbris da região, situa-se perto da escola e dispõe de um conjunto de recursos naturais e culturais facilitadores da aplicação de conhecimentos adquiridos em contexto escolar.
As disciplinas envolvidas neste projeto e que, desde cedo, apoiaram os alunos nas várias fases do mesmo foram Português, Inglês, Francês, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Visual, Educação Física, Cidadania e TIC. Como se verifica, a participação no projeto Eco-Trilho promovido pela ABAE teve adesão da quase totalidade das disciplinas uma vez que o mesmo permite: proporcionar estratégias de ensino e aprendizagem mais próximas da realidade dos alunos, valorizando as suas vivências;
valorizar o património ambiental, cultural, histórico, religioso e recreativo da região; potenciar a interligação entre os diferentes atores educativos e, de todos eles, com o município e a região; reforçar o conhecimento do território e comunidade local, na sua diversidade; desenvolver competências pedagógicas, trabalho em equipa e articulação curricular; desenvolver a autonomia e a flexibilidade curricular balizada pelas áreas de competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória; e ainda, promover o sucesso escolar.
Depois de delineado um trilho comum, o passo seguinte dos alunos foi o da pesquisa/descoberta de património natural, cultural e religioso e da marcação das estações. Na fase seguinte, os alunos tiveram oportunidade de, nas aulas de Educação Física, explorarem o percurso e verificarem, confirmarem e até melhorarem as suas descobertas e propostas de atividades a serem realizadas. Esta fase foi bastante agradável uma vez que também ajudou a promover um bem-estar físico, mental e social e, ainda, a criar hábitos de vida saudável.
Seguiu-se a fase de finalização do trilho com a descrição das estações e a produção de uma infografia, enquanto ilustração do percurso e estações trabalhadas. Para a devida divulgação, este material visual está preparado para integrar diferentes formatos, desde o flyer, cartaz e imagem para publicação em redes sociais ou site da escola. Na construção da infografia que serve de base ao flyer, na disciplina de Educação Visual, promoveu-se a reflexão, em grupo, sobre o significado de um trilho e a sua tradução numa espécie de nuvem de ideias, tornando-se o suporte para a criação de várias composições sequenciadas. O trabalho iniciou-se com a realização de vários esboços, considerando o mapa, perspetivas aéreas e representações de perfil. Para a caracterização das estações os alunos combinaram diferentes signos visuais, no contexto da linguagem visual, desde ícones e símbolos. Enquanto resultado final, para além da estética deste material, a infografia pretende facilitar o contato com a informação recolhida para auxiliar a leitura/descodificação do trilho e respetivas estações. A realização desta etapa contou com a articulação e colaboração das várias disciplinas.
O trilho idealizado pelos alunos do 9ºano (3 turmas) foi, até ao momento, concretizado pelos mesmos onde todos tiveram oportunidade de experienciar as descobertas e propostas de atividades de cada estação (6 estações) que cada um dos grupos idealizou (6 grupos).
Como balanço final, podemos afirmar que os ganhos que os alunos obtiveram foram muitos e em muitas áreas incluindo a melhoria da consciência cívica, ambiental, social, cultural, como também a valorização e respeito pela natureza.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: