Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica de Vouzela (Vouzela)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A atividade foi inserida na disciplina de Educação Visual, tendo como objetivo o desenvolvimento quer da criatividade, quer a aplicação de conhecimento adquiridos no domínio de técnicas - materiais riscadores, técnicas do lápis de cor, assim como, fomentar a consciencialização coletiva para a problemática da poluição e do aquecimento global.
O tema é demasiado pertinente e dada a emergência mundial, é fulcral formar alunos cada vez mais conscientes para as consequências nefastas advindas da poluição e da extração massiva de recursos/matérias-primas. Todas as oportunidades para abordar a temática são bem-vindas. Outro objetivo é tornar os alunos mais interventivos, reflexivos e colaborativos.
Assim, neste contexto de sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar a Natureza, representando graficamente as paisagens idílicas e confrontados com os riscos das alterações profundas que se avizinham, levando à extinção muitas espécies, promoveu-se e motivaram-se quase todas as turmas a participar neste concurso. A personagem do Ecolápis tornou o desafio mais aliciante.
A investigação passou pela visualização e exploração de documentários, vídeos alusivos à degradação do nosso planeta e à observação de paisagens ricas em fauna e flora.
Os alunos receberam bem a atividade e desenvolveram os trabalhos com muita motivação. Foram dedicados e muito criativos, tornando a seriação uma tarefa difícil.