Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 do Estreito da Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

No âmbito da disciplina de Educação Visual, foi proposto aos alunos do sétimo ano de escolaridade, a criação de uma ilustração para o Desafio “Onde está o EcoLápis?”, iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell.
A sensibilização e a motivação para a realização deste projeto/trabalho deram-se da seguinte forma, a docente responsável pela dinamização da disciplina, apresentou várias imagens de espaços verdes, desde os jardins idílicos e bucólicos, às florestas exuberantes e encantadas, à floresta vermelha. Destacou, ainda, a Floresta Laurissilva, as levadas, as bananeiras, as vinhas e as flores da Ilha da Madeira. Imagens essas tão conhecidas e por vezes circundantes às residências dos alunos. Partilhou também o vídeo do Youtube, referente à oficina de ilustração, onde mostrou mais ideias e ferramentas da autoria da professora Carla Cardoso.
As ilustrações foram idealizadas e realizadas, de forma individual pelos alunos, cumprindo as regras expressas no regulamento do concurso, desenho e pintura em folha de formato A4 e camuflagem da personagem EcoLápis no espaço verde. Nas ilustrações orientadas pela docente responsável foram utilizadas as técnicas de desenho a grafite e a pintura com a técnica do lápis de cor, com marcadores de feltro, com aguarela e com guache.