Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O projeto foi apresentado a uma turma do 5.º ano de escolaridade para desenvolverem durante as aulas de CEA (Complemento à Educação Artística). A sensibilização dos alunos foi através da exploração dos materiais disponibilizados pela Faber-Castel: a Apresentação, o Vídeo, a Brochura e Cartaz com o ciclo do Ecolápis. No final realizamos um pequeno debate sobre as consequências da desflorestação no estado do ambiente mundial.
Execução da ilustração: Foi-lhes depois proposto criar uma “floresta coletiva”. Todos os alunos da turma tiveram de desenhar de três elementos - uma árvore, um arbusto e uma flor, que depois foram pintados e recortados. Nesta fase os alunos puderam pesquisar imagens de várias espécies de árvores, arbustos e flores, de forma a constatarem a enorme diversidade ao nível de cores, formas e tamanhos que estes elementos podem obter e a sua beleza.
Seguidamente foram criar o “terreno” para “plantarem” a floresta. Numa folha A4 pintaram, utilizando a técnica de aguarelas, o referido terreno. Depois do trabalho secar, começaram a “plantar as espécies vegetais” na floresta, isto é, colaram os elementos que tinham desenhado. Por fim esconderam o Ecolápis.
Os alunos envolveram-se ativamente na concretização deste trabalho.