Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Escola: Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira (EBEFPO - Leça da Palmeira).
Professores coordenadores/dinamizadores: Júlia Santos, Graça Pinto, António Quadros, Ana Cardoso, Cristina Sousa e Rita Nóbrega.
Alunos: 6º e 7º Ano (11/13 anos)
O desafio Faber-Castell, é uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell e, no ano letivo 2020-2021, vai na sua segunda edição, com o título “Onde está o EcoLápis?”. Este desafio é inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.
O coordenador do Programa Eco-Escolas da EBEFPO, Professor Manuel Barreiro, apresentou-o aos docentes da área disciplinar de Educação Visual (2º e 3º ciclos), que o aceitaram como um projeto a ser desenvolvido em 11 Turmas do 6ºano e em oito turmas do 7ºano de escolaridade, num total de 257(6ºano) + 180 (7ºano) alunos com idades entre os 11 e os 13 anos, enquadrados no escalão 2.
Pretendeu-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deveria estar representada, na íntegra (forma e cor), de modo a ser difícil encontrar, a personagem EcoLápis.
O processo foi iniciado com a sensibilização dos alunos através dos materiais fornecidos pela Faber-Castell: Ciclo do lápis e Brochura–Eco–lápis-Faber-Castell.
Posteriormente, foi dada a conhecer a obra do ilustrador Martin Handford, particularmente os livros “Onde está o Wally?”.
Fases do trabalho:
1- Apresentação do desafio aos alunos das turmas dos 6º e 7º anos.
2- Os alunos realizaram as suas propostas individuais.
3- Dentro de cada turma foram selecionados os melhores trabalhos.
4-Finalmente, foram elaborados individualmente os desenhos nas aulas de Educação Visual, sendo os materiais utilizados escolhidos pelos alunos.
5- Os trabalhos selecionados foram colocados à votação ao universo de todos os docentes do Agrupamento, no intuito de escolher os três mais votados para representarem a escola na iniciativa. A votação foi concluída com um total de 169 votos, tendo sido selecionados os trabalhos agora enviados.
Aluno:
Iúri Miguel,- 6ºano, turma 1
12 anos
Memória Descritiva
Título e Tema do projeto: Onde está o Ecolápis?
O desafio Faber-Castell: “Onde está o Ecolápis?” foi-me apresentado na aula de Educação Visual.
A minha professora explicou que, à semelhança de “Onde está o Wally?”, a personagem Ecolápis tinha de estar camuflada num espaço verde, numa floresta, num jardim…
Assim comecei o meu trabalho por desenhar algumas flores em tamanho grande, depois passei para os montes, as árvores e os arbustos.
Eu achava que já tinha terminado este desafio, mas, ao olhar para o desenho, senti dificuldade em camuflar o Ecolápis, por isso decidi acrescentar mais alguns elementos: uma raposa, dois coelhos, uma casa, algumas pedras e uma cerca.
E, ao desenhar os paus da cerca, é que me surgiu a ideia de, no lugar de um pau, colocar o Ecolápis.
O que gosto mais no meu trabalho é ver os dois coelhinhos a olharem um para o outro, porque sinto movimento, liberdade…
Neste trabalho utilizei apenas lápis de cor.