Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Escola: Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira (EBEFPO - Leça da Palmeira).
Professores coordenadores/dinamizadores: Júlia Santos, Graça Pinto, António Quadros, Ana Cardoso, Cristina Sousa e Rita Nóbrega.
Alunos: 6º e 7º Ano (11/13 anos)
O desafio Faber-Castell, é uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell e, no ano letivo 2020-2021, vai na sua segunda edição, com o título “Onde está o EcoLápis?”. Este desafio é inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.
O coordenador do Programa Eco-Escolas da EBEFPO, Professor Manuel Barreiro, apresentou-o aos docentes da área disciplinar de Educação Visual (2º e 3º ciclos), que o aceitaram como um projeto a ser desenvolvido em 11 Turmas do 6ºano e em oito turmas do 7ºano de escolaridade, num total de 257(6ºano) + 180 (7ºano) alunos com idades entre os 11 e os 13 anos, enquadrados no escalão 2.
Pretendeu-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deveria estar representada, na íntegra (forma e cor), de modo a ser difícil encontrar, a personagem EcoLápis.
O processo foi iniciado com a sensibilização dos alunos através dos materiais fornecidos pela Faber-Castell: Ciclo do lápis e Brochura–Eco–lápis-Faber-Castell.
Posteriormente, foi dada a conhecer a obra do ilustrador Martin Handford, particularmente os livros “Onde está o Wally?”.
Fases do trabalho:
1- Apresentação do desafio aos alunos das turmas dos 6º e 7º anos.
2- Os alunos realizaram as suas propostas individuais.
3- Dentro de cada turma foram selecionados os melhores trabalhos.
4-Finalmente, foram elaborados individualmente os desenhos nas aulas de Educação Visual, sendo os materiais utilizados escolhidos pelos alunos.
5- Os trabalhos selecionados foram colocados à votação ao universo de todos os docentes do Agrupamento, no intuito de escolher os três mais votados para representarem a escola na iniciativa. A votação foi concluída com um total de 169 votos, tendo sido selecionados os trabalhos agora enviados.
Aluno:
Dinis Nunes, 7ºano, turma F
12 anos
Memória Descritiva
Título e Tema do projeto: Onde está o Ecolápis?
Foi-nos pedido para fazer uma paisagem onde aparece-se o Ecolápis escondido, como os desenhos do Onde está o Wally?
A ideia surgiu depois de ver algumas imagens de paisagens na internet e como queria esconder o Ecolápis, achei que seria melhor uma paisagem de outono. Pois, as cores das folhas poderia esconder o Ecolápis.
Comecei por desenhar a árvore e os seus ramos, depois os montes. Como escolhi uma paisagem de outono, pesquisei imagens da net como poderia fazer as folhas e as cores que teria de usar.
Fiz um estudo no diário gráfico das cores a utilizar e o tipo de sombras que poderia fazer.
Para conseguir fazer as diferentes tonalidades da folha, escolhi pintar com lápis de cor.
Depois de fazer as folhas em diferentes posições,
pintei-as como fiz no estudo.
Pintei a árvore e o céu com as tonalidades do pôr
do sol e terminei a pintura das folhas.
Agora tinha de esconder o Ecolápis.
Imprimi o desenho do Ecolápis pois, como é muito pequeno ia ser difícil fazer os pormenores todos do boneco. Recortei e cole-o escondido nas folhas, no canto inferior esquerdo. Dei uns retoques com cores parecidas nas folhas que o escondiam, para que fosse mais difícil de encontrar.
Conclusão: a parte que gostei mais deste trabalho foi ter de reproduzir as diferentes cores, que uma folha pode ter. Para além das folhas, também gostei de fazer o céu.