Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Escola: Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira (EBEFPO - Leça da Palmeira).
Professores coordenadores/dinamizadores: Júlia Santos, Graça Pinto, António Quadros, Ana Cardoso, Cristina Sousa e Rita Nóbrega.
Alunos: 6º e 7º Ano (11/13 anos)
O desafio Faber-Castell, é uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell e, no ano letivo 2020-2021, vai na sua segunda edição, com o título “Onde está o EcoLápis?”. Este desafio é inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.
O coordenador do Programa Eco-Escolas da EBEFPO, Professor Manuel Barreiro, apresentou-o aos docentes da área disciplinar de Educação Visual (2º e 3º ciclos), que o aceitaram como um projeto a ser desenvolvido em 11 Turmas do 6ºano e em oito turmas do 7ºano de escolaridade, num total de 257(6ºano) + 180 (7ºano) alunos com idades entre os 11 e os 13 anos, enquadrados no escalão 2.
Pretendeu-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deveria estar representada, na íntegra (forma e cor), de modo a ser difícil encontrar, a personagem EcoLápis.
O processo foi iniciado com a sensibilização dos alunos através dos materiais fornecidos pela Faber-Castell: Ciclo do lápis e Brochura–Eco–lápis-Faber-Castell.
Posteriormente, foi dada a conhecer a obra do ilustrador Martin Handford, particularmente os livros “Onde está o Wally?”.
Fases do trabalho:
1- Apresentação do desafio aos alunos das turmas dos 6º e 7º anos.
2- Os alunos realizaram as suas propostas individuais.
3- Dentro de cada turma foram selecionados os melhores trabalhos.
4-Finalmente, foram elaborados individualmente os desenhos nas aulas de Educação Visual, sendo os materiais utilizados escolhidos pelos alunos.
5- Os trabalhos selecionados foram colocados à votação ao universo de todos os docentes do Agrupamento, no intuito de escolher os três mais votados para representarem a escola na iniciativa. A votação foi concluída com um total de 169 votos, tendo sido selecionados os trabalhos agora enviados.
Aluna:
Matilde Vasconcelos, nº 19 - 7ºano, turma A
12 anos (faz 13 anos no dia 11/06)
Memória Descritiva
Título e Tema do projeto: Onde está o Ecolápis?
O meu trabalho é constituído por uma florestação. Tem um riacho onde estão presentes alguns barcos pequenos a ilustrar os barquinhos de papel. Mais atrás encontram-se algumas pessoas a passear e outras a jogar futebol no jardim. Também é constituído por muitas flores e voam pelo céu diversos animais como: borboletas, pássaros e abelhas.
O meu ecolápis encontra-se na boca do pássaro que está ao pé das abelhas e à volta tem flores.