Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A proposta para este desafio foi lançada pela Diretora de Turma, Lina Morais, aos alunos do 6ºF.
Durante a realização deste trabalho foram desenvolvidos conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental e Sustentabilidade, onde os alunos foram sensibilizados para várias questões.
Primeiramente, eles visualizaram um vídeo sobre o Ciclo de Vida do Ecolápis, analisaram o material fornecido pela Faber-Castell: a Brochura do Ecolápis e o Cartaz com o Ciclo do Ecolápis, e refletiram sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos.
Posteriormente, os alunos colocaram a sua criatividade à prova e elaboraram os seus desenhos, com a orientação do professor de EV, António Gonçalves, que sugeriu o uso de diversos materiais de desenho e pintura. Também, tiveram o cuidado de “camuflar” muito bem a personagem Ecolápis, para ser de difícil identificação.
Todos os alunos ficaram entusiasmados com o desafio proposto e daí resultaram trabalhos engraçados e interessantes, sendo selecionados três deles.
Foi um trabalho interdisciplinar que contou também com a ajuda da professora de Português, Celina Nunes, na elaboração da memória descritiva.