Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio foi apresentado à turma E do 5º ano que de imediato e com enorme entusiasmo aderiu. A visualização do vídeo da Faber Castell – “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra…” foi o ponto de partida. Os alunos desconheciam o personagem “Wally” e divertiram-se imenso quando lhes foram apresentadas imagens com o desafio “Onde está wally?” A actividade foi realizada nas disciplinas de Cidadania integrada no tema da “Sustentabilidade”, Ciências Naturais e Educação Visual. Os alunos foram desafiados a pesquisar o que é uma floresta, e qual a sua importância no eco sistema; quais as alterações sofridas nas florestas portuguesas e o que está a destruí-las. Identificaram algumas espécies de árvores e arbustos que predominam no nosso território. A destruição da floresta leva ao desaparecimento da fauna. Os alunos pesquisaram ainda espécies animais que a habitam para realizar os seus desenhos. O resultado final foi excelente. A escolha do melhor muito difícil. Todos queriam ganhar pois deram o seu melhor. A seleção foi feita pela turma em sala de aula através de uma sondagem no Mentimeter.
A solução final, penso que resultou bem.