Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A proposta do Ecolápis foi apresentada aos alunos durante o período de confinamento. Apesar das circunstâncias em que nos encontrávamos, a turma revelou-se motivada e explorou diversas soluções.
Durante o ensino à distância foi lançado o desafio do eco lápis, onde deveríamos, à semelhança do “Onde está o Wally”, camuflar o eco lápis num espaço verde.
De início fiquei um bocado atrapalhado com a ideia, pois esconder um lápis vermelho e azul num espaço verde não me pareceu tarefa fácil. Comecei por ver os exemplos disponibilizados pela professora e ler bem os objetivos e orientações do trabalho. Percebi que a intenção era representar o eco-lápis integrado no seu meio ambiente de origem, a floresta amazónia.
Passando para a pesquisa de imagens relacionadas com a floresta, percebi que eram imagens cheias de cor, onde os animais estão bem presentes. Comecei a juntar os diferentes animais, com destaque para a onça pintada, que me pareceu importante no Brasil e umas folhagens coloridas. Tentei usar cores fortes e parecidas com as do eco-lápis para me ajudar na camuflagem. Por fim, escolhi o sítio que me pareceu disfarçar melhor o eco lápis, escolhi 3, imprimi a imagem original com 1cm de altura e colei.
Achei um desafio muito divertido e que gostei de fazer.