Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária de Nordeste (Nordeste)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Desafio Faber-Castell –Escalão 2 – “Onde está o EcoLápis?”
EBS Nordeste
O trabalho apresentado foi o selecionado de um conjunto de diversos trabalhos elaborados pelos alunos do 5.º ano, nas disciplinas de Português e Cidadania e Desenvolvimento.
Numa primeira fase, e com os objetivos de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos, os alunos puderam explorar e conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell)
Numa segunda fase, procedeu-se ao trabalho de pesquisa sobre a floresta que rodeia a escola e como a mesma poderia ser representada em desenho. Assim, os alunos puderam desenhar, interpretar e reinventar a floresta Laurissilva e os animais que a povoam, com especial destaque para o Priolo, ave classificada “Em Perigo” e que em todo o mundo apenas pode ser encontrada na parte oriental da ilha de São Miguel.
Numa terceira fase, todos os alunos puderam desenhar o EcoLápis e personificá-lo em pequenas narrativas.
Numa última fase, elaboraram os seus trabalhos definitivos, conjugando as técnicas de desenho e pintura com a representação da floresta Laurissilva e com o EcoLápis integrado na mesma.
O trabalho apresentado foi o selecionado pelos alunos, mediante votação, para representar a EBS do Nordeste, o qual retrata a Serra da Tronqueira, espaço verde e tranquilo no qual se refugiou o EcoLápis e onde habitam os simpáticos priolos, também retratados no trabalho.