Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 de Vila Velha de Ródão - Agrup. (Vila Velha de Rodão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Trabalho desenvolvido pela turma do 6ºA nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento (CeD) e de Educação Tecnológica (ET). Depois de terem sido abordados os temas relacionados com a importância económica e ambiental da floresta, o ciclo do lápis e a necessidade de preservação das áreas florestais, a turma foi organizada em 3 grupos/equipas (desenho, pintura e montagem) e elaborou o seu trabalho. A organização e a preparação do trabalho foi desenvolvida nas aulas de CeD e todas as decisões tomadas, ao longo do projeto, foram decididas, exclusivamente pelos alunos, por unanimidade ou maioria absoluta e após a apresentação, a análise e a reflexão de e sobre cada proposta, contribuindo, assim, para a concretização do exercício de uma cidadania ativa e informada baseada na participação democrática em contextos de partilha, de colaboração e de confronto de ideias sobre matérias da atualidade. A constituição das equipas ocorreu em assembleia e partiu da iniciativa de cada aluno que teve em conta as suas capacidades e interesses (aferidas na análise “swot” individual) e se propôs integrar a equipa apresentando as áreas para as quais o seu contributo seria uma mais-valia para o projeto. Cada equipa elegeu o seu coordenador seguindo o mesmo procedimento. Foi eleito, também, por todos os elementos das equipas, um supervisor geral cujo perfil foi traçado e reconhecido pelo grupo de alunos.
Este trabalho intitulado “…perdido na floresta mágica” foi realizado, essencialmente, nas aulas de ET e ilustra um cantinho feliz e algo mágico da floresta que ainda perdura na imaginação dos artistas. Este “cenário feliz” foi desenhado pelo Isaac Simão (12 anos) e pela Virgínia Ribeiro (11 anos), Ana Marta Simão (13 anos), Rosie Sumner (12 anos), Rania Apolinário (11 anos) e Lara Tavares (11 anos), também, Coordenadora da equipa, e o seu colorido foi conferido pela Íris Peixoto (11 anos), Lara Pereira (11 anos), Adriana Faia (11 anos), Rafael Santos (12 anos), Tiago Oliveira (12 anos) e pelo Coordenador da equipa, Ricardo Santos (12 anos). O trabalho foi todo realizado com os clássicos lápis de cor revestidos a madeira para manter a proximidade ao tema e porque “só fazia sentido esconder um lápis no meio de outros lápis…ou da sua cor”. Quanto à figura do “Ecolápis”, a mesma foi imprimida em tamanho reduzido, recortada e magistralmente camuflada pela Nádia Ferreira (11anos) na barriga do ursinho pescador (canto inferior direito). A Supervisora Geral, a Ana Marta Simão, garantiu, com a sua ação, que todos os seus colegas participaram no projeto e que o mesmo obedeceu a todas as regras e ficou concluído dentro do prazo.