Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio para a realização da ilustração "Onde está o Ecolápis" foi lançado em todas as turmas do 5º ao 7º ano (7 turmas) nas aulas de Educação Visual, tendo todo o trabalho motivacional e de concretização das propostas sido realizado nestas aulas.
Após explicação aos alunos dos objetivos do trabalho, procedeu-se à motivação dos alunos proporcionando-lhes a visualização dos recursos disponibilizados na página online do desafio, nomeadamente do vídeo "Escute o som da nossa pegada de carbono neutra", da brochura e cartaz da Faber Castell. A visualização destes recursos deu também origem a um debate e reflexão sobre o impacto da desflorestação, bem como para a necessidade de uma floresta sustentável. Adicionalmente, e ainda a fim de os motivar para o tema, foram proporcionados aos alunos igualmente a visualização de imagens de florestas. Cada aluno fez igualmente a sua própria pesquisa sobre o assunto, de forma autónoma fora a sala de aula.
Foi dado a liberdade aos alunos de escolherem a técnica de pintura com a qual se sentissem mais confortáveis e que quisessem utilizar, pelo que no final resultaram propostas de ilustração em técnicas de pintura a lápis de cor, a canetas de feltro e em aguarela.
A atividade decorreu durante as aulas de Educação Visual, tal como já foi referido, e os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pelo tema.
O presente trabalho foi realizado e pintado a lápis de cor por aluna do 7º ano, e representa um pinhal (limpo de vegetação espontânea), cujo caminho se encontra ladeado por vegetação e pinheiros onde se esconde o ecolápis.