Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 de Ginetes (Ponta Delgada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Atendendo às regras explícitas, para concorrer ao concurso "Eco-lápis", no âmbito do programa Eco-Escolas, iniciei a minha proposta de trabalho com a leitura do formulário de forma a seguir tudo o que era pedido. Irei assim, desta forma, fazer um pequeno memorando de todo esse processo de trabalho:
- Comecei pelo estudo da pesquisa de imagens com base no programa Pinterest, à cerca da tão grande famosa Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel;
- De seguida, fiz o sketch com lápis HB, continuando o registo com o estudo de cores. Dessa forma, comecei a pintar as cores base, sem muito pormenor. Quando secou, confesso que achei ao início, que nunca mais iria dar certo contudo, o desenvolvimento do mesmo veio a provar o contrário;
- Após a primeira secagem, dei mais uma camada nas cores base, mas com tonalidades mais escuras para dar a noção de contraste;
- Depois da segunda secagem, comecei a recorrer ao uso do lápis de cor d'aguarela em todo o desenho. Dessa forma, consegui obter zonas mais escuras em algumas partes da representação gráfica da Lagoa das Sete Cidades;
- Continuei os detalhes com os lápis de cor referidos à pouco, e depois com uma caneta 0,5 de cor preta, recorri a traçados de linha mais grossa para obter um registo mais acentuado em todo o desenho e para as árvores mais pequenas, por exemplo, apenas ligeiros traçados a esferográfica de cor preta. Para além do referido, fiz mais alguns registos com linhas finas com o auxílio de uma caneta prateada, neste caso, para alguns pormenores nas nuvens e na água...digamos por outras palavras, aproveitei para dar largas à minha criatividade e dar um toque mais especial!
- Por fim, conclui a minha ilustração com a representação de umas hortênsias de cor diferente do real, pois estas costumam apresentar-se de azul, rosa, branco a roxo. No entanto, tive de as
colorir a vermelho para conseguir inserir o "nosso amiguinho Ecólápis", entre elas.
Dou por concluído o meu memorando, acrescentando o maravilhoso que foi poder participar nesta aventura, numa entre tantas que o programa Eco-Escolas nos oferece ao longo dos anos. Com isto, espero ter atingido os objetivos.
Gostava de ganhar o concurso mas para "futura artista plástica" e amante das artes, já dou por vitoriosa esta minha participação.