Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O trabalho apresentado foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual, com as turmas do 5º e 6ºano de escolaridade. O desafio proposto pelo projeto Eco-Escolas foi lançado às turmas do 5º e 6º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual, tendo sido feita a sensibilização sobre o Ciclo do Ecolápis através dos materiais disponibilizados pela FaberCastell (brochura e cartaz) na página da ABAE do desafio. Foram também apresentados os objetivos do concurso, tendo sido feita uma abordagem sobre diferentes técnicas de ilustração.
Toda a parte de motivação foi realizada no decorrer do segundo período, no contexto do ensino à distância. Já no terceiro período, aquando do regresso às aulas presenciais, foi desenvolvido o processo criativo, assim como as ilustrações finais.
Os trabalhos foram realizados em diversos suportes (papel cavalinho e/ou cartolina preta A4), tendo-se procedido à pintura com diferentes materiais riscadores e, posteriormente, à camuflagem do Ecolápis.
Após a conclusão e apresentação dos vários trabalhos realizados pelos alunos, procedeu-se à seleção do trabalho que melhor se enquadra nos objetivos do concurso.