Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida (Nelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio inserido na programação do projeto Eco escolas, que a nossa escola abraça desde há muito, foi lançado a todos os alunos do 5º ano, que, neste semestre, frequentam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com as idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, consubstanciando a articulação em torno dos domínios previstos na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola “Desenvolvimento sustentável” – “Educação ambiental”.
A atividade integrou-se numa sequência de atividades propostas aos alunos que, globalmente, tiveram como objetivos: aprender a ter um papel ativo para criar um mundo melhor e sustentável, adotar comportamentos de cidadania ativa - “Querer é poder – um por todos e todos por um” e observar e conhecer os problemas do mundo que nos rodeia para intervir.
Todas as atividades foram surgindo na forma de desafios, apoiados em material selecionado que permitisse aos alunos adquirir conhecimentos que se traduzissem em produtos expressão de habilidades, desenvolvimento de criatividade, bem como expressão de consistência de atitudes.
Esta atividade foi introduzida na sequência de outras que pretenderam ajudar a aprender e CUIDAR DA CASA COMUM. Cada talento individual ajuda a mudar o NOSSO MUNDO (exemplo: Greta Thunberg, Michael Jackson,…), só precisamos de adotar um comportamento inteligente. Construir cantinhos de reciclagem nas nossas casas, o que cada um de nós pode fazer para poupar água, “ser deputado por um dia” e denunciar o que achamos que está menos bem, na escola, na rua, no bairro, qual o nosso contributo para melhorar a situação.
O exemplo de uma empresa que produz uma marca de lápis que usamos, com muitas preocupações ambientais e o produz de modo sustentável, é mais um bom exemplo que contribui para tomarmos consciência que todos teremos que dar o nosso contributo para cuidar do Planeta.
A tarefa foi apresentada também na forma de desafio:
- Aprender como a empresa Faber-Castell produz os lápis com que escreves e pintas.
- Descobrir como é que a empresa Faber-Castell é uma empresa muito comprometida com a preservação do meio ambiente e com muitas preocupações ecológicas.
- Juntar o útil ao agradável: ficar a saber, desenhar e pintar e poder participar num concurso.
Parte dos recursos de apoio foram disponibilizados no classroom da disciplina e, em sala de aula, foi dado particular destaque ao ciclo produtivo do lápis e explicitados alguns aspetos do regulamento, para que o produto final pudesse ser apresentado a concurso.
O produto final “Onde está o Ecolápis?” era um apelo a produzir um trabalho que representa a aquisição de outras competências, de outros saberes, o desenvolvimento de outras capacidades de comunicação e linguagens (linguagem iconográfica - aplicação técnicas e materiais de desenho e pintura) e, simultaneamente, a materialização de valores e atitudes com impacto no futuro, esperamos, quando chegada a hora de se tornarem agentes e construtores de um mundo mais sustentável, que promova a melhoria da qualidade de vida e que atenda às necessidades de forma justa e pacífica.
Depois, a resposta ao desafio.
O entusiamo de alguns alunos foi notório. Aqueles para quem a expressão artística na forma de desenho é um ponto forte.
Pesquisar o material de apoio, planificar o trabalho, executá-lo, cumprir prazos, etapas de um processo que conduziu ao produto final. Estes e outros trabalhos realizados que promoveram a educação para a sustentabilidade foram expostos no átrio da escola no Dia Internacional da Diversidade Biológica (22 de maio).
7.06.2021
Profª de Cidadania e Desenvolvimento - Lúcia Ribeiro