Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

MEMÓRIA DESCRITIVA – Desafio “ Onde está o Eco-lápis?”
“Onde está o Eco-Lápis?”, foi uma proposta lançada às turmas em tempo de confinamento (fevereiro/março de 2021).
Participaram os alunos de turmas do quinto ano (A e C), do sexto (A, B, C e D) e ainda alguns alunos da turma A do nono ano, sob a coordenação dos professores António Moreno e Manuela Reis. A maioria dos alunos envolvidos neste desafio assistiu ao Workshop sobre ilustração que a ABAE promoveu
Todos os trabalhos foram realizados em folhas de papel cavalinho A4. Os alunos começaram por representar graficamente, com lápis de grafite, ilustrações de uma zona verde: uma floresta, um bosque ou um jardim, tentando caracterizar a sua fauna e a sua flora. Posteriormente, escolheram o melhor local para desenhar discretamente a personagem do Eco-Lápis, tentando que o mesmo passasse despercebido.
Na aplicação de cor, foram várias as técnicas utilizadas na ilustração: aguarelas, lápis de cor aguareláveis, lápis de cor, marcadores e canetas de gel.
Salienta-se o empenho e a dedicação da generalidade alunos na concretização desta ilustração, apresentando trabalhos imaginativos e originais, tendo por base as aprendizagens adquiridas e a orientação dos professores.
A execução deste desafio foi importante para a sensibilização da comunidade escolar relativamente à biodiversidade, alertando para a preservação dos habitats e salientando a beleza, a paz, a serenidade e a harmonia que a natureza nos transmite.