Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

- Apresentação do desafio “Onde está o Eco-lápis?” promovido pela ABAE e a Faber-Castell foi efetuado aos alunos de 5º ano na disciplina de Educação Visual, durante o 2º período no E&D.
Os alunos foram incentivados a inscrever-se no workshop online “Oficina de Ilustração –Onde está o Eco-Lápis?”, com o objetivo de adquirir algumas ideias e técnicas para a realização da ilustração.
Foi planificado um paralelismo com as disciplinas de Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento onde foram visualizados e debatidos alguns vídeos no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, conheceram o ciclo produtivo da madeira, até se transformar num Eco- lápis e o ciclo de vida do Eco -lápis.
Após o workshop os alunos iniciaram um trabalho de pesquisa para a realização da ilustração de um espaço verde, utilizando os materiais riscadores que lhes era possível. Os alunos estiveram sempre bastante interessados e empenhados, um pouco devido ao caráter lúdico de esconder o eco-lápis, houve lugar a observações pontuais e interações de forma que os alunos pudessem explorar com maior profundidade os materiais de que dispunham e a ainda uma motivação acrescida pelo conhecimento dos livros" Onde está o Wally ?"..