Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio foi apresentado aos alunos do 5º ano, na disciplina de Ed. Visual das turmas da professora Ana Rosa Bravo, ainda durante uma aula síncrona do E@D, com o visionamento de diapositivos sobre os livros “ Onde está o Wally?”Foram também disponibilizadas aos alunos indicações para uma pesquisa mais completa nos media.
Em sala de aula presencial foram explicados aos alunos todos os procedimentos para a realização do trabalho. Para o desenvolvimento deste projeto foram ainda projetados, os materiais de estudo disponibilizados pela Faber-Castell, nomeadamente: a Brochura do Ecolápis + o Cartaz com o ciclo do Ecolápis para que os alunos ficassem a conhecer a importância do trabalho ambiental e economicamente responsável na produção do Ecolápis e ainda o ciclo de vida do Ecolápis .
Alguns alunos também assistiram à oficina de ilustração”Onde está o Ecolápis”, no Youtube.
Os alunos foram sensibilizados para criarem uma ilustração de um espaço verde, como floresta ou jardim.... onde deveria estar representada obrigatoriamente, a personagem Ecolápis. Na ilustração o Ecolápis deveria estar “camuflado” no espaço verde, para que não fosse fácil a sua identificação, cujo tamanho não poderia ser inferir a 1 cm.
A reprodução da personagem Ecolápis foi retratada na íntegra no que respeita a forma e cor, sob a forma de desenho à vista, através da observação do personagem, sem recurso a fotocópia.
Sendo a cor um elemento importante, para colorir, os alunos podiam usar/aplicar a técnica de pintura a lápis de cor e/ou canetas de feltro, uma vez que são alunos de baixo nível etário.
Foi um trabalho que decorreu com muita alegria e imaginação, uma vez que todos os alunos tiveram de criar o seu próprio trabalho em folha A4. O empenho, o interesse e o envolvimento dos alunos, foram uma constante.
Todos os trabalhos foram expostos na Biblioteca Escolar para votação e o resultado final é o que apresentamos em representação da nossa escola.
Estes 3 trabalhos estão agora expostos no placard Eco-Escolas, encantando a atenção de todos.