Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica André de Resende (Évora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Tendo em conta o regulamento do desafio, os coordenadores do Programa Eco-Escolas lançaram a atividade a diversos alunos da escola, no entanto, atendendo ao excessivo trabalho que tinham (testes, trabalhos individuais/grupo e apresentações orais), apenas um manifestou disponibilidade em participar, o discente Gabriel Rodrigues, do sétimo ano de escolaridade, turma A.
Desta forma, foi-lhe apresentado ao pormenor o desafio que teria de desenvolver. De imediato pesquisou/investigou na internet relativamente ao ciclo de vida do Ecolápis. Através da pesquisa ficou a saber que o centro de produção Faber-Castell respeita o meio ambiente, é socialmente justo e economicamente sustentável, uma vez que a madeira utilizada para o fabrico dos lápis Faber-Castell são provenientes de florestas sustentáveis.
Para se inspirar, pesquisou e analisou, também, o famoso livro “Onde está o Wally? Depois de várias ideias em como “camuflar” o Ecolápis, e após troca de ideias com alguns colegas/professores, elaborou o trabalho que aqui é apresentado.
No seu trabalho ilustrou uma casota de um cão, num espaço verde/ajardinado, rodeado por uma vedação construída com barrotes de madeira, local onde se encontra camuflado o Ecolápis. Os barrotes de madeira apresentam cores diferentes uma vez que representam as cores dos lápis de pintura.