Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica de Perafita (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio “Onde está o Ecolápis?”, foi proposto aos alunos do 8ºano, pela professora de Educação Visual, Ana Moreira, coordenadora Eco-Escolas. Foi desenvolvido no âmbito do projeto A(MA)tosinhos, implementado na Escola Básica de Perafita, pelo que os alunos envolvidos, foram desafiados a escolher um espaço verde, do concelho de Matosinhos, como cenário para a sua ilustração e onde “tiveram de esconder” o Ecolápis.
Como motivação para o desenvolvimento do trabalho, foram analisados, o ciclo de vida do Ecolápis, a partir do material disponibilizado pela Faber-Castell e ilustrações do “Onde está o Wally?”. Posteriormente, também foi apresentado o vídeo da oficina de ilustração “Onde está o Ecolápis?”.
De um modo geral, os alunos revelaram muito empenho, o qual se traduziu em diversos trabalhos de qualidade. Ao longo do processo, foram explorados os conceitos de sustentabilidade e de Património Natural. Após a visualização do vídeo da oficina de ilustração, os alunos mostraram interesse em incluir pequenos animais, passíveis de encontrar, nos parques urbanos, o que deu mais vida às ilustrações, enriquecendo-as.
Para representar a Escola, neste concurso, foram selecionados três trabalhos, tendo sido este, elaborado pela aluna Bianca Fonseca, do 8ºA.