Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Autor: Marco Ferreira, Ano/Turma 6.º D – 2.º ciclo
Professor Responsável: Laura Correia Belo
Área curricular: Educação Visual
INTRODUÇÃO
O projeto foi apresentado à turma pela professora de Educação Visual (EV), Laura Belo, após
conhecimento do mesmo através dos Coordenadores do Programa Eco-Escolas do Agrupamento.
Considerando-se um tema de extrema importância para o qual é necessário continuar a chamar a atenção de toda a comunidade, a turma entendeu envolver-se, aplicar e ampliar conhecimentos das áreas artística, tecnológica, científica e de cidadania de forma a obter, como produto final, uma composição visual inspirada na obra “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford, tendo presente os objetivos apresentados nas normas de participação.
PROJETO
Fazendo a ponte com a abordagem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no ano anterior, a turma analisou o regulamento do desafio e começou por fazer um exercício de brainstorming dos elementos que podem ser encontrados no contexto de um jardim ou de uma floresta.
Posteriormente, cada aluno propôs-se a apresentar uma composição visual, sendo que o Marco (autor da composição apresentada) optou por representar uma floresta de tons suaves e com muita vida se prestarmos atenção…
Inspirando-se no ODS número 15 - Proteger a Vida Terrestre - esta é uma imagem que grita “Aqui não há poluição!”, não há doenças derivadas da mesma; os seres vivos não sofrem ao ver os seus habitats e alimento a serem destruídos ou a escassear; as condições de vida são incontestavelmente melhores que as que vivemos hoje em dia.
Representa um grito de alerta que se foi manifestando através da linha desenhada a grafite que iniciou o percurso, ao centro da folha, com duas árvores, depois surgiram as pedras e os cogumelos, outras árvores, relva e o lago e… que mais podemos ver?
A suavidade da técnica mista, de aguarela e lápis de cor, realça a paz que se vive e escondido entre as árvores… o Ecolápis.
CONCLUSÃO
Este foi um processo de composição gradual, de ritmo tão lento e suave como a composição, tal como se quer momentos nesta vida tão apressada.
Ter tempo para respeitar o que nos rodeia e quem nos rodeia, ver e ouvir com atenção, e viver cada momento de alegria e bem-estar.