Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Autora: Wilma Mendes, Ano/Turma 6.º A – 2.º ciclo
Professor Responsável: Laura Correia Belo
Área curricular: Educação Visual
INTRODUÇÃO
O projeto foi apresentado à turma pela professora de Educação Visual (EV), Laura Belo, após
conhecimento do mesmo através dos Coordenadores do Programa Eco-Escolas do Agrupamento.
Considerando-se um tema de extrema importância para o qual é necessário continuar a chamar a atenção de toda a comunidade, a turma entendeu envolver-se, aplicar e ampliar conhecimentos das áreas artística, tecnológica, científica e de cidadania de forma a obter, como produto final, uma composição visual inspirada na obra “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford, tendo presente os objetivos apresentados nas normas de participação.
PROJETO
Fazendo a ponte com a abordagem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no ano anterior, a turma analisou o regulamento do desafio e começou por fazer um exercício de brainstorming dos elementos que podem ser encontrados no contexto de um jardim ou de uma floresta.
Posteriormente, cada aluno propôs-se a apresentar uma composição visual, sendo que a Wilma (autora da composição selecionada) optou por representar um jardim, inspirando-se no ODS número 15 - Proteger a Vida Terrestre - promovendo a recuperação ou reciclagem de materiais, do nosso dia a dia, para tornar os espaços em que convivemos e nos divertimos esteticamente muito mais agradáveis e amigos do ambiente.
A necessidade de darmos um destino ao resultado do nosso consumismo é cada vez mais premente - um verdadeiro pesadelo para os olhos e consciências presentes hoje e no futuro.
Ficam as sugestões para experimentarem nos cantinhos verdes, grandes ou pequenos, que cada vez mais surgindo aqui e acolá:
- Como utilizar materiais reciclados: fazer um círculo com garrafas de forma a desenhar canteiros, tecer nos raios das rodas de bicicleta para fazer flores e aproveitar troncos cortados durante a limpeza de jardins ou florestas na zona para adaptar a bancos de jardim.
Todo o cenário criado com profunda influência do traço e jogo de cores que evidencia as origens da sua família (África) leva à perfeita camuflagem do EcoLápis. Impacto acentuado pela aplicação da técnica de pintura a aguarela, sombreado a lápis de cor aguarelável, concluindo-se com um contorno a linha preta realçando a ilustração.
CONCLUSÃO
O processo foi algo complexo de conceber, mesmo tendo como referência o ilustrador Martin Handford, dado que a autora já tem um traço e estilo próprios.
Esta é uma paisagem que nos envolve e nos devolve ao mundo da fantasia, embora seja muito séria a mensagem que se pretende passar.