Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Autor: Jason Deodato, Ano/Turma 6.º C – 2.º ciclo
Professor Responsável: Laura Correia Belo
Área curricular: Educação Visual
INTRODUÇÃO
O projeto foi apresentado à turma pela professora de Educação Visual (EV), Laura Belo, após
conhecimento do mesmo através dos Coordenadores do Programa Eco-Escolas do Agrupamento.
Considerando-se um tema de extrema importância para o qual é necessário continuar a chamar a atenção de toda a comunidade, a turma entendeu envolver-se, aplicar e ampliar conhecimentos das áreas artística, tecnológica, científica e de cidadania de forma a obter, como produto final, uma composição visual inspirada na obra “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford, tendo presente os objetivos apresentados nas normas de participação.
PROJETO
Fazendo a ponte com a abordagem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no ano anterior, a turma analisou o regulamento do desafio e começou por fazer um exercício de brainstorming dos elementos que podem ser encontrados no contexto de um jardim ou de uma floresta.
Posteriormente, cada aluno propôs-se a apresentar uma composição visual, sendo que o Jason (autor da composição elegida pelo grupo turma) optou por representar uma floresta, inspirando-se no ODS número 15 - Proteger a Vida Terrestre - alertando para a necessidade da limpeza das áreas florestais, podendo observar-se um homem a recolher madeira e tantos outros produtos naturais que a Natureza oferece/ rejeita para se poder renovar.
Este sentimento de agradecimento à Natureza foi renovado pelo contacto com o ciclo de vida do EcoLápis e percebendo como se pode ser sustentável pensando a longo prazo e servindo-se da tecnologia para a preservar e, simultaneamente, continuar a beneficiar das suas oferendas.
Todo o cenário foi pensado também em camuflar o EcoLápis, criando um jogo de cores e figuras como árvores e arbustos de flor rosa, peixes de cor laranja e uma cascata para tornar o ambiente mais fresco.
Os elementos que fazem parte da composição resultaram de estudos de observação de ambientes
naturais e registos fotográficos.
Com a representação de um caminho, pretendeu-se também chamar a atenção para a necessidade de existir vias de boa acessibilidade para evitar os acontecimentos que tristemente temos assistido.
A poética da imagem é favorecida pela aplicação da técnica de pintura a aguarela, sombreado a lápis de cor aguarelável, concluindo-se com um contorno a linha preta realçando a ilustração.
CONCLUSÃO
O trabalho inicial, desenvolvido em grupo turma, foi uma importante plataforma para chegar ao resultado obtido aliado à experiência de composição do autor.
Observar uma paisagem assim deveria aumentar a vontade e o desejo de mantermos as nossas florestas cuidadas e na nossa lista de prioridades anuais.
A Natureza precisa de nós e ainda são poucas as novas consciências e as mãos cuidadoras.