Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária de Ínfias - Vizela (Vizela)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

MEMÓRIA DESCRITIVA
“Onde está o EcoLápis?”
Descrição e enquadramento
O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell
A vontade e decisão em participar no concurso decorreu no período de Ensino à distância (E@D) e com a formação realizada.
Este desafio Faber-Castell, com o título “Onde está o EcoLápis?” inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.
Num primeiro momento, inteirei-me do Regulamento do concurso, bem como dos materiais teóricos disponibilizados no site do Ecoescolas, designadamente a Brochura do Ecolápis.
O segundo momento de desenvolvimento do trabalho correspondeu à conceptualização do ambiente natural: materiais a utilizar, personagens, história a contar, contextualização, mensagem a passar entre outros aspetos de natureza formal.
Findo este momento conceptual, iniciei a fase da materialização das ideias tendo surgido produto final.
Materiais: lápis de grafite, lápis de cor e caneta de desenho .
Técnicas: Técnica mista
Intervenientes: Aluna: Fábio Salgado, 11.º Ano, Curso de Artes Visuais ; Projeto Ecoescolas do Agrupamento de Escolas de Infias-Vizela.
Apresentação do trabalho
O trabalho que apresento a concurso, em formato A4. A ideia remete-me para um lugar encantado.A árvore centenária e majestosa numa floresta mágica, a flor que cresce gigante e monocrómatica que representa o estado em que se encontra a humanidade e o lápis escondido/camuflado mas que representa a esperança de um mundo melhor e sustentável.
Em síntese, afirmo que este desafio foi bastante enriquecedor e envolvente, não só a nível de conhecimentos que adquiri, como também por se constituir como uma atividade que permitiu por em prática, o meu gosto pelo desenho, aperfeiçoar técnicas.
Fábio Salgado