Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 José Afonso (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

I – Identificação dos professores envolvidos: Florência Caninhas (Complemento à Educação Artística), Liliana Fernandes (Ciências Naturais), Maria José Moutinho (Ciências Naturais) e António Pinheiro (Ciências Naturais)
II- Atividade contemplada no Plano Anual de Atividades
III- Objetivo:
A 2ª edição “Onde está o Ecolápis” é uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell e é inspirado no famoso livro de ”Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford, e desenvolveu-se na nossa escola como Atividade de Articulação Horizontal (Complemento à Educação Artística e Ciências Naturais), inserida no Plano de Turma de todas as turmas do 8ºano ( A, B, C, D, E e F).
IV- Descrição do trabalho desenvolvido:
As etapas foram desenvolvidas entre fevereiro e março de 2021, período em que estivemos confinados e com o ensino à distância, e em simultâneo com as 6 turmas, na área curricular de Complemento à Educação Artística.
- O início do projeto “Onde está o Ecolápis” passou por uma sensibilização nas turma através dos materiais disponibilizados no site da Eco-Escolas sobre o tema.
- Elaboração de esboços de ecolápis para uma posterior seleção. Noção de escalas de ampliação, redução. Início dos estudos de cor do Ecolápis.
- Início da elaboração da composição gráfica de um ambiente de biodiversidade verde numa folha de papel cavalinho A4. Aplicação da técnica do lápis de cor
- Reflexão no grupo/turma sobre o trabalho individual desenvolvido; Análise do resultado final; Seleção dos trabalhos a concurso pelos alunos das turmas envolvidas ( (8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 8ºE e 8ºF).
V - Operacionalização
Os desenvolvimentos das várias etapas deste projeto foram sempre feitos em conjunto com os vários professores envolvidos e visou:
- Adquirir Conceitos Curriculares;
- Desenvolver práticas educativas que promovam a educação do olhar, do “saber ver” e da interpretação do que se vê .
- Desenvolver e Valorizar o Respeito para a Preservação pela Natureza, Ecologia e Biodiversidade.
- Desenvolver competências e conhecimentos necessários à compreensão do mundo das artes visuais, criando condições para a efetiva utilização destes instrumentos, enquanto estratégia para potenciar a sua motivação e promover o sucesso escolar;
- Proporcionar aos alunos atividades mais atrativas e motivadoras e, ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento do seu sentido crítico;
- Tomar consciência sobre o poder dos desenhos, das imagens, das cores e de todos os elementos que constituem uma mensagem visual;
- Utilizar estratégias diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem e metodologias de trabalho que ajudam os alunos a perceber que os conhecimentos adquiridos no seio escolar podem contribuir, também, para a sua formação enquanto cidadãos ativos e participativos na sociedade e na sua comunidade.
VI - Pontos fortes:
A motivação, sentida pelos alunos, entre o apreender conhecimentos curriculares disciplinares através de estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagens, bem como o fazer a articulação entre os “saberes curriculares” e “saberes vivenciais”.