Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Desafio “Onde está o EcoLápis?” _ Faber-Castell
Escalão 2 – Ano 6.º Turma: 3
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Memória Descritiva
A implementação do desafio “Onde está o EcoLápis?” teve início com a divulgação, junto dos alunos, da Brochura do EcoLápis e do cartaz “Ciclo do lápis”.
Em Educação Tecnológica, os alunos recordaram o impacto social e ambiental da extração de matérias primas, em especial, o corte intensivo das árvores, em florestas, comparando com a ação da Faber-Castell que na atualidade, apenas, utiliza madeira plantada.
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos pesquisaram sobre a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável promovendo-se, assim, uma maior consciencialização sobre como devem os agentes industriais proceder na produção e comercialização dos produtos, e como deve o consumidor final agir, quer no tempo de duração, vida útil do produtor, quer no fim de vida do produto (reciclagem).
Na disciplina de Educação Visual, aliando o estudo do conteúdo “Património” (Património Natural), com destaque para a Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira, considerada pela UNESCO, em 1999, Património da Humanidade, ao conhecimento da disciplina de História e Geografia de Portugal sobre o repovoamento da Ilha da Madeira onde, por necessidade, se abateram muitas árvores, procedeu-se, pelo estudo da forma das árvores, à distinção das espécies da laurissilva da espécie Pinus Carebea, utilizada pela Faber-Castell na produção do EcoLápis. Para o desenvolvimento da ilustração foi, ainda, introduzido o conteúdo “Espaço”, espaço natural em oposição ao espaço humanizado, tendo os alunos observado e registado os espaços verdes da escola, assim como pesquisado sobre espaços verdes, florestas e jardins, na Internet.
A ilustração final resulta da conjugação de todos os saberes adquiridos aliados às técnicas de expressão, com recurso ao lápis de cor, canetas de feltro e grafite.
Apesar de toda a turma estar envolvida a aplicação do plano de contingência da COVID-19, na escola, levou a que alguns alunos não pudessem concluir/entregar a sua ilustração, no tempo a ela destinado.