Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva trabalho 3
Nós, professoras, do 2º ciclo, desta escola, colocamos este desafio às turmas 1 e 3 do 6.ºano com o principal objetivo de chamar a atenção para a importância de uma atitude no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Numa primeira fase, sensibilizamos os alunos para o impacto produzido pela compra, utilização e desperdício dos produtos, demos a conhecer o ciclo de vida do ecolápis e disponibilizamos imagens do livro” Onde está o Wally?” para que a partir deste, os alunos, pudessem imaginar e criar um espaço verde do qual faria parte o ecolápis.
Os alunos realizaram esboços e estudos de cor antes de passarem ao trabalho final. Utilizaram um suporte A4, folha de desenho, para com o lápis de grafite registarem graficamente a ideia, desenho de observação de plantas, árvores e outros. A técnica de pintura aplicada foi técnica mista (lápis de cor, cera e marcadores).
Todos os alunos das duas turmas trabalharam com motivação este desafio. No entanto foram selecionados os trabalhos mais criativos e com melhor aplicação das técnicas de pintura. Foram ainda desenvolvidos os conteúdos Espaço e Perspetiva.