Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória Descritiva do trabalho de “Encontre o EcoLápis” - Inês Matos 11ºL
● Contextualização do trabalho
R_ Este trabalho é sobre a procura do EcoLápis que se encontra envolvido no trabalho representado.
● Explicação da técnica utilizada
R_ Foi usado guache, marcadores de álcool e caneta preta de ponta fina. Os guaches foram os materiais principais para a produção deste trabalho, os marcadores foram utilizados para a representação das personagens e as canetas de ponta fina foram utilizadas para alguns detalhes nas personagens.
● Explicação do significado das formas, cores, personagens, objetos
R_ Este trabalho representa uma história da minha criação, chamada “Floresta do cristal”, onde as personagens são jovens de 16 ou 17 anos que, com o presente antigo dos seus parentes (um pedaço de cristal crescido da árvore) conseguem entrar numa antiga floresta protegida por um escudo, onde só os guardiões dos pedaços de cristal podem entrar. Esses tais pedaços de cristal são utilizados para manter a magia no Mundo, já que, com toda a poluição e envolvimento humano, a magia acabou por desaparecer. Então esses adolescentes têm que todos os anos ir à árvore dançar e cantar a canção sagrada para retirar magia da árvore (A árvore não morre, ela absorve energia das estrelas e do brilho da Lua), para os seus cristais e onde eles vão a magia se espalha. Nesta floresta, é claro existem criaturas mas não são umas quaisquer, existem animais normais noturnos, e como os cristais vão de pessoa a pessoa, cada guardião que já teve posse do cristal e tomou conta bem dele, tem um lugar na árvore, que quando morrer virará um espírito que voará feliz pela árvore dançando todos os dias e guiando novos guardiões. Terminando, ainda temos os espíritos curiosos que são os espíritos que ajudaram a proteger a árvore com o escudo mas têm demasiada timidez de aparecer à frente dos guardiões, por isso ficam a assistir na escuridão.
● Indicação do que pretendem transmitir
R_ Pretendo transmitir que, a maneira de como o ecolápis é criado pode ser de uma maneira mística, já que neste trabalho o ecolápis consegue estar ao pé da árvore mas não usa uma pedaço do cristal. Será que ele veio da árvore, por isso os espíritos curiosos o deixaram passar ? Deixarei isso para a vossa imaginação.